Nos dias de hoje quando Twitter, Facebook, Ipad, Ipod, Tablete, Celular, Notebook, Orkut, TV fico pensando qual é a importância do Rádio nas nossas vidas. Será que estou fora do meu tempo? Rádio para saber de informação instantânea? Das invenções de comunicação, acredito que a Rádio só perde em antiguidade para o telegrama e telefone.
Eu por exemplo, acordo de manhã com o celular tocando “rádio” ao invés de música ou outro toque qualquer, sintonizo na CBN.
Ligo o computador e busco alguma estação de Rádio para ou tocar música ou ouvir um jogo de futebol ou ainda saber das notícias do momento.
Entro no meu carro e ligo o som, às vezes ouço cd, mas na maioria das vezes sintonizo numa rádio. Ora sintonizo na Nova Brasil para ouvir música brasileira, ora Antena1, para ouvir música estrangeira, e a Antena1 toca muita música italiana, ora ouço a CBN e como o lema da emissora diz “A Rádio que toca notícia”.
Num dia como hoje, quando o céu caiu em nossas cabeças e São Paulo fica completamente parada num dia de chuva. Mas hoje foi o dilúvio, o dia virou noite, os semáforos desligados, as ruas parecendo rio, os bueiros parecendo chafariz, os vidros dos carros todos embaçados. Não tive dúvida sintonizei nessas tantas emissoras que “falam” sobre o transito.
Queria saber quais as ruas que poderiam ser acessadas, aonde não ir para desviar das enchentes... Num trajeto de menos de 15 km, demorei 01h30min. Quase chegando em casa a chuva diminuiu, o tempo abriu e voltei a ouvir música.
Para mim, o Rádio tem muita importância.
Sugestões de links para você sintonizar emissoras de rádio em seu computador:


Descobridor do Rádio no Brasil e no Mundo:
ResponderExcluirAntes de resgatar a história da Rádio Guarathan de Santa Maria é importante conhecer o inventor do rádio, um gaúcho Pe. Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre dia 21 de janeiro de 1861.
As teorias das ondas eletromagnéticas foram se afirmando com o físico escocês James Clerk Maxwell, em 1864, aperfeiçoadas posteriormente, em 1888, pelo físico alemão Heinrich Hertz que descobriu as “ondas hertzinas”.
Ao contrário do que o brasileiro encontra na literatura não foi o italiano Marconi o pioneiro do rádio.
Landell de Moura, realizou seus primeiros estudos no Colégio Jesuíta de São Leopoldo onde concluiu o curso de Humanidades. Em 1879 transferiu-se para o Rio de Janeiro, na Escola Politécnica , iniciou seus estudos na área científica. No mesmo ano seguiu para Roma, na Europa desenvolveu seus estudos religiosos no colégio Pio-Americano e na área da ciência e física na Universidade Gregoriana de Roma. (TAVARES, 1999: 22-23 ).
As primeiras experiências de radiodifusão no Brasil, realizaram-se em 1892. Foi em Campinas que o Padre Landell de Moura, utilizando uma válvula amplificadora, de sua invenção e fabricação, com três eletrodos, transmitiu a palavra humana através do espaço. A experiência foi por ele repetida dois anos depois, em 1894 (ainda antes do aparecimento de Marconi), na cidade de São Paulo. A nova e sensacional demonstração foi feita do alto da Avenida paulista para o alto de Santana, numa distância de aproximadamente oito quilômetros em linha reta. Portanto, três anos antes de Marconi , Landell de Moura transmitiu a vóz humana sem o uso de fios. Guglielmo Marconi, fez sua primeira transmissão da vós humana em 1895.A vós humana foi transmitida através das ondas hertzianas.
Pe. Landell de Moura, foi considerado pela sociedade em geral e colegas de sacerdócio, como um louco, um bruxo, um Padre renegado, um herege e mistificador, desta forma não conseguiu o apoio necessário do governo brasileiro para seus inventos. (TAVARES, 1999:19).
De acordo com TAVARES, (1999:25), no ano de 1902, Pe. Landell de Moura, seguiu para Nova York, onde iria ficar seis meses, que acabaram se transformando em três anos. Além de aperfeiçoar seus conhecimentos, suas descobertas foram consideradas tão revolucionárias que, para obter as patentes, foi obrigado a construir um modelo de cada equipamento para comprovar que os aparelhos funcionavam. Cumpriu todas as exigências e recebeu, em outubro de 1904, nos Estados Unidos, as patentes para transmissor de ondas (rádio), para telefone sem fio e telégrafo sem fio. Marconi já havia patenteado seu invento na Inglaterra em 1901.
De volta ao Brasil em 1905, o Pe. Landell de Moura pretendia doar seus inventos com as respectivas patentes, ao governo brasileiro. Solicitou ao então Presidente da República Rodrigues Alves, dois navios da esquadra brasileira para uma demonstração pública dos seus inventos, mas não foi atendido e continuou sendo considerado como louco e adepto a bruxaria. Voltou para Porto Alegre e morreu no ano de 1928, aos 67 anos.
Quanto ao pioneirismo do invento da radiofonia é preciso reconhecer o Pe. Landell de Moura, como responsável por esse avanço científico. (TAVARES, 1999:36).
Leandro Bertoldo Cozer
Contribuição do Morone....
Beleza Morone!
ResponderExcluirInclusive é comemorado 150 anos do Padre Landell.
bjs
Simonetta